Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2011


SAIBA A VERDADE SOBRE O "CAIR NO ESPÍRITO"

Recebi esse texto por e-mail e fiz a necessária refutação bíblico-teológica com objetivo de que a igreja do Senhor não seja  CONFUNDIDA sobre esse assunto. Ora, nosso Deus é Deus de paz e não de confusão ( 1ª Co 14.33).
A refutação segue em azul e, poucas partes, em vermelho para facilitar. O texto do Pr. Ronaldo, inclusive as afirmações com versículos, segue em negro.
TEXTO:
Cair no Espírito
"Cair no Espírito", “Renovo” ou “Visitação” são os termos mais comuns usados para referir-se ao desfalecimento experimentado por uma pessoa ao ser ungida com óleo ou ao receber uma oração, com ou sem imposição de mãos.
É um assunto polêmico, sem dúvida, com gente contra e a favor, com explicações e interpretações variadas, de acordo com a formação teológica de cada um. Alguns chegam até a dizer que isso é coisa do diabo, mas devemos sempre ter um certo cuidado ao julgar qualquer assunto, inclusive este, pois, encontramos na Bíblia muitos registros em que pessoas desfaleceram diante da presença de Deus:

  • ·  O povo inteiro caiu “sobre suas faces”, diante da glória de  Deus – Lv 9.24.

REFUTAÇÃO:
Esse texto, como outros, está sendo mal utilizado para tentar justificar o “cair no Espírito”. Veja o que diz outras traduções:
1ª) “...O que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto” ARA (Tradução Almeida Revista e Atualizada);
2ª) “Ao verem isso (a Glória de Deus), os israelitas deram gritos de alegria, ajoelharam-se e encostaram o rosto no chão” NTLH (Nova Tradução na Linguagem de hoje);
3ª) “Diante do que via, todo o povo soltou brados de júbilo e todos prostraram-se com a face por terra” BJ (Bíblia de Jerusalém);
4ª) “Quando o povo viu isso(a Glória de Deus), todos gritaram entusiasmados e caíram com o rosto em terra”. BV (Bíblia Viva);
5ª) “Vendo isso, todo o povo soltou gritos de júbilo e prostrou-se com a face por terra”. Edições Ave Maria (Tradução dos originais);
6ª) “E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se, rosto em terra”. NVI (Nova Versão Internacional);
7ª) “...O que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos”. Bíblia católica;
8ª) “O que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos”. Bíblia Thompson (Edição Contemporânea);
9ª) “Al ver esto, todos lós del pueblo alabaron y se postraron sobre sus rostros”. Vérsion Reina-Valera (Sociedades Bíblicas Unidas);
10ª) “...O que vendo todo o povo, jubilou e caiu sobre as suas faces”. ARC (Almeida Revista e Corrigida).
Esta última, sendo a mais usada na Assembléia de Deus.
Irmãos, vejam que, não é preciso ser teólogo para perceber que o povo FICOU IMPRESSIONADO E SENTIU VONTADE DE SE PROSTRAR ANTE A MAJESTADE DE DEUS. Em momento algum caíram como frutas podres caem de uma árvore. Em nenhum momento perderam a consciência. O cair em algumas dessas traduções – apenas duas, BV e ARC -, não significa de forma alguma perda dos sentidos, antes, caíram em ADORAÇÃO, para FRENTE, VOLUNTARIAMENTE e REVERENTEMENTE. Ainda, Deus não tem qualquer interesse em envergonhar Seus filhos ou expor sua intimidade como ocorre nessas supostas operações divinas tendo até mesmo que haver irmãos com panos para cobrir as partes íntimas de irmãs quando caem. O interesse de Deus é em desmascarar a Satanás e libertar os pecadores do reino das trevas para o reino de Seu filho amado (Cl 1.13,14).


Repare, ainda, que ocorre um padrão: TODOS, nas Escrituras Sagradas, SEM EXCEÇÃO, CAEM PARA FRENTE, EM ADORAÇÃO, JAMAIS PARA TRÁS. Nunca encontramos nas Escrituras qualquer servo de Deus sendo lançado ou arremessado pelo poder de Deus para trás ou pra longe.
TEXTO:
  • ·         Manoá e sua mulher, ao ver um anjo, “caíram em terra sobre seus rostos” – Jz 13:20.

REFUTAÇÃO:
Aqui, ainda usando as 10 versões diferentes vistas acima, sete trazem “caíram com o rosto em terra”. Apenas três – NTLH, NVI e Reina-Valera-, afirmam que se ajoelharam e se prostraram rosto no chão. No entanto, segue o padrão de cair para frente, em adoração e reverência, jamais sendo dito que houve perda da consciência ou desmaio (DNV).
TEXTO:
  • ·   O povo inteiro caiu, novamente – I Rs 18.39.

REFUTAÇÃO:
Nessa passagem, Elias no monte Carmelo desafia os profetas de Baal e de Azerá – 850 ao todo. Das 10 versões, cinco dizem que caíram e gritaram: “...O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! A outra metade afirma terem se prostrado com o rosto em terra, logo, ficando claro mais uma vez que os termos “cair” e “prostrar” tem, sem exceção, o sentido de render-se, desabar diante da glória e do poder manifestado por Deus. E, é claro, SEMPRE PARA FRENTE, ROSTO E NÃO NUCA, EM TERRA.
TEXTO:
  • ·   Daniel caiu sobre o seu rosto num profundo sono – Dn 10.9.

REFUTAÇÃO:
Bem, aqui, diferente dos outros casos, temos de admitir que houve desmaio, perda dos sentidos. Isso fica claro pelas expressões usadas nas diferentes versões, como: “...eu caí num profundo sono, com o rosto em terra”; “...eu caí com o rosto em terra, profundamente adormecido”; “...desmaiei...caindo ao chão, batendo com o rosto em terra”; “...caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos”; “...caí desmaiado, com o rosto por terra”; “...desfaleci sobre meu rosto, meu rosto contra a terra”; “...desmaiei e caí de bruços no chão”.
Ops! Parece que finalmente os defensores do “Cai, cai” acharam um texto bíblico que justifique suas práticas. Bem, para azar desses manipuladores de massa, ESSE NÃO É O CASO!
Vejamos:
1º) O padrão de cair ou prostrar-se para frente permanece;
2º) Daniel estava, já por 21 dias (Dn 10.2,3), privando seu corpo de substâncias essenciais para o bom funcionamento psico-motor, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Ele não diz nada sobre ter evitado ingerir água. Logo, não devemos estranhar seu desmaio e sua queixa de fraqueza ou dores face a revelação que se lhe dá após tantos dias sem alimento (Dn 10.8,11,16).
3º) Aprendemos que, uma exegese e hermenêutica sadias, demonstram que NÃO PODEMOS CRIAR UMA DOUTRINA BASEADOS EM APENAS UM ÚNICO TEXTO ISOLADO. E, somente aqui, não no restante das Escrituras Sagradas, encontramos algo similar.
4º) Reparem que o anjo o toca, sacode e o coloca de “gatinho” ( “...sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos” Dn 10.10), estando de novo consciente. Ato contínuo, lhe é dito para levantar-se sobre seus próprios pés, o que Daniel faz “tremendo” (v.11). Então, e só então, o anjo enviado por Deus, começa a lhe falar sobre a visão dos últimos dias de seu povo (v.14).
5º) Vários servos de Deus, que caem ou se prostram nas Escrituras, recebem ordem do ser celestial ou do próprio Deus para se porem de pé, e isto, inclusive para evitar a idolatria (Ez 1.28; 2.1,2; 3.23,24; Dn 10.11; Ap 19.10).
6º) Em nenhum caso, salvo o sono normal de uma noite, é dada qualquer revelação nas Escrituras da forma que ocorre nessas igrejas do “Cai, cai”. Desmaiam, dormem e, quando voltam, contam que estiveram em outros lugares
e viram e ouviram anjos falar supostas revelações de Deus.

7º) As revelações são dadas com os servos de Deus conscientes, sendo esta uma das principais diferenças entre possessão demoníaca e operação do Espírito de Deus: Quando o demônio, que não foi feito para habitar dentro do homem, entra no corpo de um incrédulo, lhe tira a percepção total da realidade e, quando o demônio sai, a pessoa diz não saber o que bebeu, comeu, falou, etc. Nas Escrituras, Deus Se revela de forma consciente para seus filhos, seja diretamente, seja através da segunda pessoa da Santíssima Trindade: O Anjo do Senhor. Vejamos alguns exemplos: Abraão (Gn 15.1-21; 17.1-5; 18.1-33; Moisés (Êx 3.1-6); Gideão (Jz 6.11-21); Isaías (Is 6.1-8); etc. Em todos esses casos e outros ao longo da Bíblia, a REVELAÇÃO DIVINA LHES É DADA CONSCIENTES.  
TEXTO:
  • ·  Os discípulos, na transfiguração, caíram sobre os seus rostos – Mt 17.6.

REFUTAÇÃO:
Bem, aqui, como em outros textos já analisados, NÃO HOUVE PERDA DA CONSCIÊNCIA OU DESMAIO. Apenas três versões dizem terem se prostrado rosto em terra. No entanto, ao lhes tocar, Jesus diz para levantarem e não ter medo (v.7), NÃO PARA ACORDAREM. Logo, não há base alguma aqui para deixar dúvidas entre os fatos ocorridos na Bíblia e o que ocorre, hoje, nessas falsas igrejas evangélicas.
TEXTO:
  • · Os soldados que foram prender Jesus caíram por terra – Jo 18.4-6.

REFUTAÇÃO:
Esse texto nem merece comentário. Os homens que caíram eram gentios, incrédulos e nada lhes é revelado da parte de Jesus. Não tem nada que ver com o contexto do “Cai, cai”. Eles caem, mas não perdem os sentidos.
TEXTO:
  • ·   Os guardas que crucificaram Jesus ficaram “como mortos” – Mt 28.4.

REFUTAÇÃO:
Outro texto fora do contexto do “Cai, cai”. Eram soldados romanos, não servos de Deus. E mesmo que tenham desmaiado com a visão do anjo, não há qualquer revelação divina para eles enquanto desacordados e tal experiência NÃO OS TRANSFORMA INTERIORMENTE. O mesmo ocorre no “Cai, cai”: NÃO HÁ MUDANÇA DE VIDA NOS “CRENTES” QUE DIZEM TEREM CAÍDO NO ESPÍRITO”. Com que propósito, Deus derrubaria os seus filhos no chão ou os faria latir, grunhir, cacarejar, etc???
TEXTO:
  • ·   Saulo caiu em terra, tremendo e atônito – Atos 9.4-6.

REFUTAÇÃO:
Nesse texto, diferente de outros, ocorre uma revelação divina. Mas, repare, segue-se o padrão de REVELAÇÃO CONSCIENTE E, JAMAIS, ENQUANTO DESACORDADO. Saulo, nem mesmo desmaia, antes, trava um diálogo com Aquele que o derrubou (v.4,5). Jesus lhe manda levantar (v.6). A experiência de Saulo, diferente do pessoal do “Cai, cai”, provocou uma METANOIA, uma MUDANÇA INTERIOR EM SAULO. Sua crença judaica foi abalada e ele se tornou um cristão. De perseguidor, agora, Paulo se tornou perseguido por amor a Jesus e considerou tudo que tinha antes como perda pela sublimidade do amor de Jesus (Fp 1.21; 3.8-11).
TEXTO:
·         O apóstolo João caiu como morto ao ver o Cristo Glorificado – Ap 1.17.

Ver análise feita no texto “É Possível Cair no Espírito Santo”?, postado também neste blog.
TEXTO:
  • · ESSE FENÔMENO, HOJE, NÃO PODERIA SER APENAS FRUTO DE UMA FORÇA PESSOAL, COMO A HIPNOSE?
Sim, se consideramos, biblicamente, que a presença, a glória e o poder de Deus podem produzir esta reação em algumas pessoas, temos que considerar, também, que homens mal intencionados (e o próprio diabo) tentarão reproduzi-la por outros meios, ou, até mesmo, falsificá-la. Mas, não é tão difícil distinguir o falso do verdadeiro: O que é de Deus glorifica somente o nome de Jesus.

REFUTAÇÃO:
O que será que o Pr. Ronaldo, autor deste texto, quer dizer com “...glorifica somente o nome de Jesus”? Ora, os budistas, espíritas, esotéricos, católicos carismáticos adoradores da deusa pagã, etc; também fazem sinais e muitas vezes usam o nome de Jesus. E, o próprio Senhor Jesus nos adverte que virão muitos em Seu nome e enganarão a muitos (Mt 24.5,11,23). Por que será que conseguirão enganar a muitos? Jesus mesmo nos dá a resposta: PORQUE OPERARÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS PARA ENGANAR. E farão esses sinais no nome de Jesus (Mt 24.5). Amados, AINDA CREIO QUE JESUS OPERA MILAGRES. O problema é que a sociedade atual, pragmática, imediatista e consumista, é tão pobre espiritualmente quanto era o povo de Nínive. Povo esse que Deus diz que viviam “...em completa escuridão espiritual...”. BV
Em todas as eras o homem é o mesmo: ALIENADO DE DEUS E, SENDO LEVADO POR SUPERTIÇÕES E FALSOS MILAGRES QUE TEM POR ORIGEM A SAGACIDADE DE ALGUNS HOMENS OU A MALEVOLÊNCIA DOS ANJOS CAÍDOS E DEMÔNIOS. No fundo, infelizmente, o objetivo de Satanás e desses homens, é o mesmo: DESVIAR O SER HUMANO DO ÚNICO QUE PODE SALVÁ-LO DE SEUS PECADOS: O NOSSO BENDITO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO (Jo 3.16; At 4.12).
TEXTO:
  • ·   NÃO PODERIA SER UMA POSSESSÃO DEMONÍACA?
O fenômeno do “cair no Espírito” é bem diferente do fenômeno de possessão demoníaca. Com um pouco de discernimento fica fácil distingui-los.

REFUTAÇÃO:
Bem, se um “pastor” afirma que basta um pouco de discernimento para saber a diferença, POR QUE COLOCA TANTOS TEXTOS EQUIVOCADOS SOBRE O ASSUNTO NA WEB E, LAMENTAVELMENTE, POR QUE TANTAS PESSOAS “CRENTES” ESTÃO ADERINDO A ESSA PRÁTICA???
DEIXEMOS DEUS RESPONDER: “O MEU POVO É DESTRUÍDO PORQUE NÃO ME CONHECE, E A CULPA É TODA DE VOCÊS, SACERDOTES, PORQUE SE RECUSAM A ME CONHECER. POR ISSO, EU NÃO OS RECONHECEREI COMO SACERDOTES; JÁ QUE SE ESQUECERAM DAS MINHAS LEIS, EU ME “ESQUECEREI” DE ABENÇOAR SEUS FILHOS”. Oséias 4.6 BV
TEXTO:
  • ·  O QUE A PESSOA SENTE, QUANDO "CAI"?
Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns ficam surpresos (e até com vergonha), pois não esperavam por isso. Outros, após o desfalecimento, ficam simplesmente deitados por um tempo relativamente pequeno, até se recuperarem, e logo se levantam, sem experimentar algum sentimento mais forte ou especial. Há os que têm reações diversas, como riso e choro, ou ficam em silêncio profundo, como que desmaiadas, ou têm uma "sensação de uma enorme leveza e alegria". Uns poucos manifestam os chamados dons espirituais carismáticos, como a diversidade de línguas, visões etc.

REFUTAÇÃO:
Lamentável, e muito, uma análise tão rasa. Sabemos que Satanás pode imitar os dons espirituais, logo, falar línguas, ter visões, etc; NÃO CONSTITUEM PROVA ALGUMA DE QUE FOI DEUS QUE OPEROU NAQUELA VIDA. Ainda, o “pastor” se esqueceu de referir os grunhidos de porcos, cacarejar de galinhas, uivos de lobos, latidos de cachorros, enfim, todo o zoológico de seres demoníacos que se manifesta na vida dessas pessoas na denúncia feita no “Domingo Espetacular”. Denúncia essa, inclusive, feita por autores evangélicos em livros publicados aqui no Brasil. Quem quiser conferir, basta ler A Sedução do Cristianismo de Dave Hunt e Cristianismo em Crise de Hank Hannegraaff – Presidente do Instituto Cristão de Pesquisas Americano, da Chamada da Meia-noite e CPAD, respectivamente. Satanás só não pode imitar O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO (Gl 5.22,23). Ele pode tentar fingir ser bom. Aliás, é o que faz nas religiões espiritualistas e reencarnacionistas. Mas, no fim, acaba mostrando sua verdadeira natureza: PERVERSIDADE. Ele não pode transformar homens maus em novas criaturas, mas pode ajudar os maus a piorarem – Stalin, Hitler, Mussolini, etc.
TEXTO:
  • ·   O QUE MUDA NA VIDA DA PESSOA?
Isso depende da pessoa. Alguns se levantaram para ser bênção, como o apóstolo Paulo, mas, para outros, nada muda, como os soldados que foram prender Jesus.

REFUTAÇÃO:
Já disse tudo acima – At 9.4-6. Paulo NÃO FOI VÍTIMA DE UMA EXPERIÊNCIA PASSIVA – em que o homem não participa. Antes, dialogou e atendeu o Senhor que se revelou a ele.
TEXTO:
  • ·   É CERTO ALGUÉM DESEJAR TER ESTA EXPERIÊNCIA?
Mais uma vez, se consideramos, biblicamente, que a presença de Deus pode produzir tal fenômeno em algumas pessoas, não vejo nenhum problema em desejá-lo.
Autor: Pr Ronaldo Franco

REFUTAÇÃO:
Bem, que me resta falar face uma afirmação tão grotesca??? O que será que as Escrituras Sagradas nos orientam a desejar?
Vejamos dois exemplos: “Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja” 1ª Co 14.12;
Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. 1ª Pe 2.2

CONCLUSÃO

E, tendo cuidado ao julgar tal assunto, como diz o autor no início de seu lastimável texto, veja o que diz o apóstolo Paulo sobre o juízo do cristão: “IRMÃOS, NÃO SEJAIS MENINOS NO JUÍZO; NA MALÍCIA, SIM, SEDE CRIANÇAS; QUANTO AO JUÍZO, SEDE HOMENS AMADURECIDOS” 1ª Co 14.20
E, nosso Senhor Jesus Cristo, afirma que:
“ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS, QUE SE VOS APRESENTAM DISFARÇADOS EM OVELHAS, MAS POR DENTRO SÃO LOBOS ROUBADORES. PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. COLHEM-SE UVAS DOS ESPINHEIROS OU FIGOS DOS ABROLHOS? ...ASSIM, POIS, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS...MUITOS, NAQUELE DIA, HÃO DE DIZER-ME: SENHOR, SENHOR! PORVENTURA, NÃO TEMOS NÓS PROFETIZADO EM TEU NOME, E EM TEU NOME NÃO EXPELIMOS DEMÔNIOS, E EM TEU NOME NÃO FIZEMOS MUITOS MILAGRES? ENTÃO, LHES DIREI EXPLICITAMENTE: NUNCA VOS CONHECI. APARTAI-VOS DE MIM, OS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE. Mt 7.15-23
Assim, sem temor algum e em plena consciência, posso afirmar, com base nas Escrituras Sagradas, que o movimento do “Cai, cai” ou “Cair no Espírito” tem como fonte dois espíritos: Os demônios e os homens. E, com certeza, NÃO TEM ORIGEM EM NOSSO SANTO DEUS. É uma prática de manipulação humana aliada a ação demoníaca.

 Nota: Sabem o Pr. Morris Cerullo. É, esse mesmo que você tá pensando. Que tem vindo ao Brasil e feito “pregações” e “orações” nos programas do Pr. Silas Malafaia. Além de Benny Hinn, Kenneth Hagin (esse promovido aqui pelo R.R. Sores), Kenneth Copeland, entre outros, também é denunciado pelo Pr. Hank Hanegraaff em seu livro. Dentre outras pérolas, veja o que Cerullo já disse por lá - EUA:
Ele afirmou que Deus o estava orientando a dizer: “Entregai a mim as vossas carteiras, diz Deus, e deixai-me ser o Senhor do vosso dinheiro...Sim, sede obedientes à minha voz”1

“Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de Deus era reproduzir-se?...Quem são vocês? Vamos lá, digam! E aquilo que opera em nosso interior, irmão, é a expressa manifestação de tudo quanto Deus é e tem. E quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando para Morris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus”.2


Kenneth Copeland declara: “Você não tem um deus em seu interior, você é um deus”, e Benny Hinn diz: “Eu sou um “pequeno messias” caminhando sobre a Terra”. 3
Bem, vamos deixar essa apologética para um texto futuro.
DEUS VOS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.

CITAÇÕES:
1.       Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff – CPAD, p.41
2.       IDEM, p. 117
3.       IDEM, p. 119

BIBLIOGRAFIA:
1.       Santa Bíblia Edición Misionera, SBU;
2.       Bíblia Thompson, Ed. Vida;
3.       Bíblia de Jerusalém, Ed. Paulus;
4.       Bíblia Estudo NVI, Ed. Vida;
5.       Bíblia Shedd, Ed. Vida Nova;
6.       Bíblia Estudo Pentecostal, CPAD;
7.       Bíblia Viva, Ed. Mundo Cristão;
8.       Bíblia Sagrada NTLH, SBB;
9.       Bíblia Católica, Ed. Ave Maria;
10.   Bíblia Católica;
11.   Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff, CPAD;



Nenhum comentário: